

"Nesse espaço, os profissionais deixam a concorrência de lado para trocar experiências", conta Bagnolesi. O usuário transforma seu espaço num currículo virtual. Seu criador foi o americano Reid Hoffman, baseado no círculo de amizades que as pessoas naturalmente criam. "O resultado final é uma rede gigante em que todos estão unidos por um link", explica Bradley L. Jones, autor americano do livro web 2.0. Através do cruzamento da base de dados, a comunidade tenta unir pessoas com perfis ou áreas de interesse em comum. A rede, inclusive, indica uma lista de nomes de pessoas que possam concorrênser de interesse do usuário. O cadastro é gratuito. No entanto, para ter acesso a uma pessoa fora de seus contatos, é preciso fazer uma assinatura. Os planos variam de US$ 25 a US$ 500, de acordo com o número de mensagens enviadas e consultas do perfil dos usuários na rede. O plano mais barato dá direito apenas ao envio de três mensagens e acesso a 300 contas de usuários. Mas o LinkedIn realmente ganha dinheiro com o LinkedIn Corporate Solutions, uma ferramenta voltada para head-hunters. Com o pagamento de uma taxa de assinatura anual, que varia de US$ 100 mil a US$ 250 mil, o serviço oferece a esses profissionais um sistema de busca aprimorado e um software de gerenciamento para encontrar candidatos. É este modelo de negócios que diferencia a LinkedIn das demais redes sociais e que o mantém independente de gigantes da tecnologia, como o Google. Com um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão, o LinkedIn tem sido alvo constante do interesse de investidores. No início de 2003, captou US$ 4,7 milhões da empresa de capital de risco Sequoia - pioneira como investidora de empresas como Google, Yahoo e YouTube. No ano seguinte, recebeu R$ 10 milhões da Greylock Partners. Em 2007, obteve um investimento de US$ 12,8 milhões do fundo Bessemer & European Founders. E só no ano passado embolsou US$ 53 milhões da Bain Capital Ventures e mais US$ 22,7 milhões de um grupo formado por Goldman Sachs, Bessemer, The McGraw-Hill Companies e SAP
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